O intercâmbio cultural entre alunos do Projeto “Anjos da Guarda” e 18 crianças e adolescentes da Guiana Francesa, na manhã desta terça-feira (09), no sede do Comando da Guarda Municipal de Belém, quebrou o protocolo e revelou o quanto os visitantes são alegres e cordiais.
Os guianenses demonstraram se sentir muito à vontade, a ponto de propor brincadeiras de roda, aumento do tempo da partida de futebol de 5 para 15 minutos e até mesmo de querer fazer uma pequena apresentação de karatê junto com uma das crianças do Anjos da Guarda. Foi o caso da visitante Séfhora Patient, 16 anos, que solicitou aprender alguns movimentos da arte.
A comandante da Guarda Municipal, a advogada Ellen Margareth, recepcionou os convidados pedindo-lhes que ficassem à vontade “como se estivessem em casa”. Interagiu com os visitantes perguntando-lhes se conheciam jogadores brasileiros. Até o paraense Paulo Henrique “Ganso” a garotada disse conhecer nominalmente.
O coordenador do Projeto Anjos da Guarda, inspetor Hernandes Neves, presenteou a responsável pelos jovens da Guiana Francesa, Auriette Chandely, com uma camisa do projeto.
Os convidados, coordenados por Auriete Chandely, foram recebidos pela banda de música da corporação, que executou os hinos da França e do Brasil. Depois assistiram a apresentações de judô, karatê, muay-thai e jiu-jitsu, apresentadas pelos próprios alunos do projeto.
Para a mentora do intercâmbio, Francisca Sousa, é gratificante ver as crianças paraenses interagindo com outra cultura. “É uma prova de que as crianças do Projeto Anjos da Guarda podem ser carentes financeiramente, mas não são culturalmente”, explicou Francisca.
Esta é a terceira vez que crianças da Guiana Francesa visitam o projeto Anjos da Guarda. As duas primeiras visitas foram em 2008 e 2009, na mesma data que coincide com as férias escolares dos guianenses.
Participaram do intercâmbio 18 crianças e adolescentes, na faixa etária de 9 a 17 anos, da Guiana Francesa, além de uma pedagoga, uma estudante de turismo e uma economista, que fazem parte da coordenação. Os visitantes são oriundos de escolas públicas e privadas do território francês na América do Sul.
Os visitantes puderam interagir com aproximadamente 100, dos cerca de 300 alunos do Anjos da Guarda, assistidos com atividades sócias educativas pelo projeto. Também trocaram informações com pelo menos 50 alunos do Projeto Francês para Todos, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Belém (Semec) nas escolas municipais República de Portugal, Professor João Lopes Ribeiro e Walter Leite, situadas nos bairros da Marambaia, Telegráfo e Benguí, respectivamente.
Como parte da programação de visita ao estado do Pará, a comitiva francesa viaja nesta quarta-feira (10) para Salvaterra, no arquipélago do Marajó. Ontem (segunda-feira, 08), eles visitaram a Escola Bosque, como forma de valorizar e aprender mais com a preservação do meio ambiente.
Texto: Josué Costa - Ascom GMB
Nenhum comentário:
Postar um comentário