quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Guarda Municipal é chamada para reforçar segurança de Paysandu X Luverdense‏

Guarda Municipal é chamada para reforçar segurança de Paysandu X Luverdense

A Guarda Municipal de Belém mais uma vez faz parte do esquema de segurança dos jogos da Série C do campeonato brasileiro. No próximo domingo, 28, a GMB vai reforçar a segurança na Curuzu, palco da partida entre Paysandu X Luverdense, às 16 horas, pela sétima rodada.

Um efetivo de 33 homens do Grupamento Ronda da Capital (Rondac) vai estar a postos, a partir das 14 horas de domingo, dentro e fora do estádio. O efetivo vai estar equipado com 7 motos e 3 veículos.

A participação da Guarda Municipal de Belém na sétima rodada da Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro é uma resposta efetiva do pedido feito pela Polícia Militar e pela própria Federação Paraense de Futebol (FPF), que alegaram falta de efetivo suficiente na PM para a missão. 

Comandante Ellen Margareth recebe homenagem do Exército Brasileiro‏

O comando da 8ª Região Militar e 8ª Divisão de Exército realiza nesta quinta-feira (25), Dia do Soldado, a tradicional cerimônia alusiva à data. Entre as autoridades listadas para receber homenagem, está a advogada Ellen Margareth, comandante da Guarda Municipal de Belém.

O convite enviado ao comando da GMB foi assinado pelo general-de-divisão Carlos Alberto de Souza Peixoto. A solenidade cívico-militar começa às 20h30, no 2º BIS, na av. Almirante Barroso.
A programação alusiva à Semana do Soldado começou no dia 19, com um almoço festivo servido à reserva ativa do Exército. No dia 21 aconteceu uma exposição na Praça da República e, dois dias depois, no teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, um concerto musical.

A cerimônia vai prestar homenagens, com outorga de medalhas e diplomas, às autoridades que se destacaram na relação de amizade e prestação de serviço à instituição. A programação termina no dia 4 de setembro, com uma exposição no hall de entrada do Shopping Boulevard.

Dia do Soldado

O Dia do Soldado, comemorado no dia 25 de Agosto, tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército Brasileiro. A data foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos, ele já era capitão. Duque de Caxias  lutou e defendeu o Brasil em confrontos externos e internos.

O termo soldado deriva do latim solidarius – alguém que é pago para servir. No Brasil, desde 1908 o serviço militar é obrigatório por lei. Ao completar 18 anos, todo rapaz deve se alistar em alguma das forças armadas (Marinha, Exército ou Aeronáutica).

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Guarda Municipal afina os passos para o desfile militar


A Guarda Municipal realizou na manhã desta terça-feira(23), o penúltimo ensaio para o Desfile Militar do dia 7 de Setembro. O efetivo retorna à avenida para o ensaio geral da apresentação, agendado para o dia 2 de setembro. A ordem é acertar os passos.
Os ensaios para o desfile militar estão acontecendo nas próprias instalações do comando geral da corporação, no Tapanã. Ao contrário dos últimos anos, o desfile do 7 de Setembro voltará à avenida Presidente Vargas, pedido feito pelo Exército Brasileiro, coordenador do evento este ano, e plenamente aceito pelo governador Simão Jatene.
A Guarda Municipal, por ser a instituição caçula entre todas, deve ser a última a entrar na avenida, como tem sido nos últimos anos. A corporação vai se apresentar com 400 homens, divididos em 11 grupamentos. Além do efetivo, pelo menos 30 viaturas entre veículos e motocicletas, utilizadas pela corporação nos trabalhos de ronda e monitoramente da cidade, vão fazer parte do aparato. 
O efetivo contará ainda com a presença de 50 alunos do projeto Anjos da Guarda, cães de guarda e proteção utilizados em grandes missões pelo grupamento de Ações Táticas com Cães (Atac).

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Guarda Municipal atuará dentro e fora dos cemitérios no Dia dos Pais‏

Cento e setenta homens da Guarda Municipal de Belém vão reforçar a segurança em seis cemitérios públicos da cidade: Santa Izabel (Guamá), Santa Izabel (Icoaraci), Tapanã, São Jorge, Benguí e Soledade. É a chamada Operação Dia dos Pais, já nas ruas desde hoje (11).
De acordo com a Divisão de Operações (DOP), da Guarda Municipal de Belém, fica garantido para a população um reforço operacional não apenas humano, mas rondas motorizadas de viaturas e motos e os cães de guarda e proteção da GMB. 

A Inspetoria de Trânsito (Itran) da Guarda também dará todo o suporte necessário para que haja fluidez no trânsito nas vias de acesso aos cemitérios, principalmente nos cruzamentos.
O reforço operacional já  está atuando dentro e no entorno do cemitério Santa Izabel. É o campo santo  com o maior número de visitantes que antecipam suas visitas. A Guarda Municipal está garantindo um monitoramento ostensivo dos grupamentos da Divisão Operacional (DOP), Ações Táticas (GAT) e Ações Táticas com Cães (Atac), bem como o apoio do Rondac.

No domingo, devido ao Dia dos Pais, os cerca de 170 guardas municipais ficarão dentro e no entorno dos seis cemitérios, a partir das 7 horas da manhã até o final da tarde. O efetivo do Itran vai se concentrar nos principais corredores de acesso aos cemitérios de Santa Izabel (Guamá), São Jorge e Tapanã.

A partir das 6h30 da manhã do domingo (14), os guardas de trânsito vão organizar o tráfego nos cruzamentos da José Bonifácio/Caripunas; José Bonifácio/Paes e Souza; Caripunas/Castelo Branco; Rua da Mata/rua Santarém; rodovia do Tapanã (em frente ao cemitério Tapanã). 

Com isso, a Guarda Municipal de Belém espera que o efetivo de 70 homens da DOP e mais os 100 do GAT, Atac, Rondac e Itran, garanta a segurança e tranquilidade dos visitantes dos cemitérios nesse dia de homenagens, mas também de saudade e consternação.

Texto: Ascom/GMB

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Começam ensaios para o desfile de 7 de Setembro

Cerca de 400 guardas municipais participaram do primeiro ensaio como preparativo para o Desfile Militar do dia 7 de Setembro, que este ano, por sugestão do governador Simão jatene, voltará a acontecer na avenida Presidente Vargas, no centro comercial da cidade. O primeiro dos quatro ensaios dos guardas durou quase duas horas, sob forte sol, na manhã desta terça-feira (09) .
De acordo com o inspetor Gerson Albuquerque, chefe da Divisão de Ensino, os 400 homens da GMB vão ser distribuídos durante o Desfile Militar em 11 grupamentos. Além do efetivo, pelo menos 30 viaturas entre veículos e motocicletas, utilizadas pela corporação nos trabalhos de ronda e monitoramento da cidade, farão parte da apresentação.
Os presentes ao desfile também poderão ver de perto a desenvoltura de 50 dos 300 alunos do projeto Anjos da Guarda, além dos cães de guarda e proteção utilizados em grandes missões pelo grupamento de Ações Táticas com Cães (Atac), da GMB.
O inspetor informou ainda que todos os ensaios, quatro no total, serão feitos na sede do comando da Guarda Municipal de Belém, na Rodovia Arthur Bernardes, nº 5511, bairro do Tapanã. À exceção do último, que será realizado na própria avenida Presidente Vargas. A escolha do local foi feita pelo Exército, este ano responsável pela coordenação do evento.
Texto: Josué Costa - Ascom GMB

Guianenses encantam em intercâmbio cultural com alunos Anjos da Guarda

O intercâmbio cultural entre alunos do Projeto “Anjos da Guarda” e 18 crianças e adolescentes da Guiana Francesa, na manhã desta terça-feira (09), no sede do Comando da Guarda Municipal de Belém, quebrou o protocolo e revelou o quanto os visitantes são alegres e cordiais.
 
Os guianenses demonstraram se sentir muito à vontade, a ponto de propor brincadeiras de roda, aumento do tempo da partida de futebol de 5 para 15 minutos e até mesmo de querer fazer uma pequena apresentação de karatê junto com uma das crianças do Anjos da Guarda. Foi o caso da visitante Séfhora Patient, 16 anos, que solicitou aprender alguns movimentos da arte.
 
A comandante da Guarda Municipal, a advogada Ellen Margareth, recepcionou os convidados pedindo-lhes que ficassem à vontade “como se estivessem em casa”. Interagiu com os visitantes perguntando-lhes se conheciam jogadores brasileiros. Até o paraense Paulo Henrique “Ganso” a garotada disse conhecer nominalmente.
 
O coordenador do Projeto Anjos da Guarda, inspetor Hernandes Neves, presenteou a responsável pelos jovens da Guiana Francesa, Auriette Chandely, com uma camisa do projeto.
 
Os convidados, coordenados por Auriete Chandely, foram recebidos pela banda de música da corporação, que executou os hinos da França e do Brasil. Depois assistiram a apresentações de judô, karatê, muay-thai e jiu-jitsu, apresentadas pelos próprios alunos do projeto.
 
Para a mentora do intercâmbio, Francisca Sousa, é gratificante ver as crianças paraenses interagindo com outra cultura. “É uma prova de que as crianças do Projeto Anjos da Guarda podem ser carentes financeiramente, mas não são culturalmente”, explicou Francisca.
Esta é a terceira vez que crianças da Guiana Francesa visitam o projeto Anjos da Guarda. As duas primeiras visitas foram em 2008 e 2009, na mesma data que coincide com as férias escolares dos guianenses.
 
Participaram do intercâmbio 18 crianças e adolescentes, na faixa etária de 9 a 17 anos, da Guiana Francesa, além de uma pedagoga, uma estudante de turismo e uma economista, que fazem parte da coordenação. Os visitantes são oriundos de escolas públicas e privadas do território francês na América do Sul.
 
Os visitantes puderam interagir com aproximadamente 100, dos cerca de 300 alunos do Anjos da Guarda, assistidos com atividades sócias educativas pelo projeto. Também trocaram informações com pelo menos 50 alunos do Projeto Francês para Todos, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Belém (Semec) nas escolas municipais República de Portugal, Professor João Lopes Ribeiro e Walter Leite, situadas nos bairros da Marambaia, Telegráfo e Benguí, respectivamente.
 
Como parte da programação de visita ao estado do Pará, a comitiva francesa viaja nesta quarta-feira (10) para Salvaterra, no arquipélago do Marajó. Ontem (segunda-feira, 08), eles visitaram a Escola Bosque, como forma de valorizar e aprender mais com a preservação do meio ambiente.
 
Texto: Josué Costa - Ascom GMB

terça-feira, 19 de julho de 2011

Cães farejadores da Guarda caçam traficantes com a Polícia Civil‏


Dois cães farejadores da Guarda Municipal de Belém, sob a tutela do Grupamento de Ações Táticas com Cães (Atac), participaram no último sábado (16), da operação Farol Atlântico, realizada pela Polícia Civil do Pará. Esta é a segunda de uma série de outras parcerias previstas.
A operação foi em cumprimento a treze mandados de busca e apreensão de drogas e roubo em Salinópolis, no nordeste do Estado, resultado de 45 dias de investigação da ação de quadrilhas que atuam nesse tipo de tráfico.
Os cães farejadores participaram da operação à pedido da Delegacia Geral da Polícia Civil do Pará junto ao comando da Guarda Municipal de Belém, sob a responsabilidade da advogada Ellen Margareth.
Essa foi a segunda participação dos cães farejadores em ação de grande impacto junto a Polícia Civil. A primeira se deu no início de julho no bairro da Terra Firme. A Guarda Municipal conta atualmente com 16 cães de guarda e proteção, sendo 3 de faro, que, à propósito estão trabalhando, pela primeira vez, na Operação Verão 2011.
Texto: Ascom GMB

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Mulher é levada a Seccional após tentativa de agressão em UMS‏


Uma mulher identificada no Boletim de Ocorrência como Núbia Ribeiro da Silva foi denunciada na Seccional da Marambaia acusada de tentativa de agressão, racismo e desacato a quatro funcionários da Unidade Municipal de Saúde (UMS) daquele bairro. O caso aconteceu no final da manhã desta segunda-feira (18).
De acordo com GD J. Pinheiro, da Guarda Municipal de Belém, a mulher não chegou a ser presa. “Ela foi simplesmente orientada a comparecer àquela unidade policial porque pelo menos quatro ocorrências policiais seriam feitas contra ela, como, de fato, aconteceram”, esclareceu o guarda, lembrando que ele próprio, um vigilante, o diretor da UMS e uma enfermeira prestaram queixa contra a acusada.
O alvoroço começou ainda de madrugada, quando a mulher, acompanhada de um filho, não conseguiu o atendimento esperado, que seria com um médico dermatologista, especialidade que a casa não dispõe. O filho da acusada está acometido de uma espécie de micose nas pernas.
J. Pinheiro disse que o diretor da UMS ainda chegou a oferecer consulta com um clínico geral, oferta inicialmente recusada. Mesmo sem apresentar sintomas que caracterizassem um caso de urgência ou emergência, o diretor dispôs à Núbia e ao seu filho o serviço de ambulância. Ambos foram conduzidos ao Hospital Abelardo Santos, em Icoaraci. Lá também não havia médico da especialidade pretendida.
De volta a UMS da Marambaia, Núbia chamou a imprensa e, com a chegada dos profissionais de uma emissora, alterou-se, querendo invadir salas, ameaçando quebrar móveis e xingando com palavras de baixo calão os funcionários. Só não consumou as ameaças porque foi contida pelos homens da Guarda Municipal. O caso será investigado pelo delegado Armando Mourão, autoridade que recebeu as denúncias.
Texto: Josué Costa - Ascom GMB

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Guarda garante desobstrução da avenida Perimetral‏


Uma ação conjunta entre Guarda Municipal de Belém (GMB) e Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel), na manhã desta quarta-feira(13), fez uma varredura completa no corredor da avenida Tancredo Neves,conhecida como Perimetral, nos bairros do Marco e Terra Firme.
Pelo menos seis sucatas foram retiradas das margens daquela via. 

A ação foi precedida de notificação aos proprietários das sucatas abandonadas havia meses naquele local,que acabava servindo como espaço de venda de peças usadas,dificultando a fluidez do trânsito e o deslocamento dos pedestres.

Pelo menos 18 homens do Grupamento de Ações Táticas com Cães (Atac), da GMB, sob o comando do inspetor Ronildo Feio, garantiram a tranquilidade da operação. Não houve resistência ao trabalho, apenas o trânsito naquela via ficou mais lento devido a ação dos guinchos durante a operação.
Texto: Ascom GMB
Edição: Comus

terça-feira, 12 de julho de 2011

Final de semana sem registro de incidentes graves em balneários‏

Avaliação preliminar da Guarda Municipal de Belém (GMB) aponta para um clima de tranquilidade nos dois primeiros finais de semana nos balneários de Mosqueiro, Outeiro e Cotijuba, onde 350 homens da corporação executam as ações de segurança pública da chamada Operação Verão 2011.

Os incidentes registrados nesses balneários foram, de acordo com avaliação da advogada Ellen Margareth, contornados sem que fosse preciso o uso de força especial. Vários órgãos municipais, no entanto, sentam à mesma mesa nesta quarta-feira (13), em Mosqueiro, para uma análise conjunta mais ampla. 

Os homens da GMB estão divididos em Mosqueiro, Outeiro, Cotijuba e trapiche de Icoaraci. Por conta da demanda, a Bucólica reúne quase 70% desse efetivo. Para os próximos finais de semana, os comandos da Operação Verão 2011 esperam trabalho redobrado, pois a previsão é de que o número de veranistas seja muito maior. 

Em Mosqueiro, o planejamento foi rigorosamente cumprido. É o que garante o inspetor Serrão, coordenador das ações naquele balneário. O efetivo foi postado em 13 pontos estratégicos. Os trabalhos começavam no Pórtico e se estendiam por toda a Ilha. Homens da Inspetoria de Trânsito fizeram intervenções cujos resultados foram considerados positivos. Não houve registros de acidentes graves. 

Serrão lembrou ainda que seus comandados deram ainda total apoio às ações efetivadas pelo Juizado da Infância e Adolescência, às polícias Civil e Militar e aos órgãos da própria esfera municipal. Para 2011, a  GMB disponibilizou kits de primeiros-socorros em todas as suas viaturas. O embarque de retorno, um dos eventos mais críticos, também mereceu elogios. Um bom número de coletivos foi mantido até as 23 horas, o que evitou grande e demoradas filas nas paradas. 

Já em Icoaraci, Outeiro e Cotijuba, as ações ficaram sob a coordenação dos inspetores Paulo Sérgio e Ronildo. Uma das ocorrências teve como protagonista um policial militar, que, à paisana, teria sacado uma arma e atirado para cima dentro de um barco. O caso foi parar na Seccional Urbana. Pequenas agressões também foram registradas e contidas pela Guarda Municipal. Dois homens e um adolescente, acusados de furto qualificado, foram detidos e também conduzidos à Seccional. No domingo, em Cotijuba, um homem foi preso após desferir golpe de garrafa num policial militar. 

Em Outeiro, que chegou a reunir 60 mil veranistas, a Guarda evitou o linchamento de um homem acusado de estupro. Também em Outeiro, a GMB deu apoio às secretarias municipais e agência distrital. No trapiche que dá embarque à Ilha de Cotijuba, a Guarda também se fez presente, garantindo a ordem no local.

Texto: Ascom GMB

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Serviço de Capelania ganha cinco guardas municipais‏


A União dos Guardas Evangélicos Municipais do Pará (Ugempa), agora conta com 10 guardas membros com credencial de Capelania. A Ordem dos Capelães Evangélicos do Brasil, em parceria com a Sociedade Bíblica do Brasil, ofertou em junho deste ano à Ugempa, um curso intensivo de capelão com 20 horas/aula.
Os 10 guardas membros da UGEMPA concluíram o curso com total aproveitamento e receberam, além dos certificados e botons da OCEB, credencial de Capelania para atuação em hospitais, presídios e escolas, além de conhecimentos específicos sobre a conduta ética do capelão e orientações sobre atuação em diversas áreas da sociedade, com o objetivo de pregar a palavra de Deus e outras mensagens de otimismo.
Os novos capelães receberam apoio e patrocínio da AGEMBE, Associação dos Guardas Municipais de Belém, para realização do curso. Agora, o próximo passo é aguardar as carteiras que foram mandadas para Brasília para serem assinadas pela presidência da OCEB.
A expectativa da GD Lia Sílvia, presidente da Ugempa, é de que até o final de julho as carteiras já estejam em mãos para que os guardas capelães possam iniciar os trabalhos, tanto nos hospitais, como nas escolas, como também se credenciar junto a Susipe para obter permissão de entrada no sistema carcerário, em Belém.
Lia Sílvia deixou claro que objetivo dos novos capelães não é pleitear concursos nas Forças Armadas, que requer bacharelado em Teologia, como uma das prerrogativas para participar dos certames, mas, sim, de levar a palavra de Deus nos hospitais, presídios e escolas.
Ascom GMB

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Anjos da Guarda promove I Campeonato de Rabiolas‏

Os alunos do projeto “Anjos da Guarda” participam do I Campeonato de Rabiolas, que acontece nesta quinta-feira (30), a partir das 8h30 da manhã, no campo de futebol da sede da Guarda Municipal de Belém (GMB). Ao todo, a competição envolve 60 crianças e adolescentes, entre meninos e meninas, da faixa etária de 07 a 14 anos.
O objetivo da coordenação do projeto é tornar essa brincadeira lúdica um momento prazeroso, mas com segurança. “O intuito é resgatar essa prática supervisionada por adultos e conscientizar as crianças sobre os riscos da brincadeira, caso não procurem um local apropriado, seguro e longe das redes de instalações elétricas”, explicou o coordenador do projeto, inspetor Hernandes Neves.
Foram confeccionadas duas placas para o campeonato. Uma vai ser entregue para o campeão e a outra para o “pirangueiro”, gíria direcionada para os que empinam rabiolas nas ruas, mas têm pena de perdê-las quando outras se aproximam para cortá-las no ar. As placas foram patrocinadas pela Associação dos Guardas Municipais de Belém (Agembe), que a partir de agora é o mais novo parceiro do projeto.
As rabiolas foram adquiridas pela coordenação do projeto e entregues para os 60 alunos escolhidos para participar do campeonato pelo critério de boas notas na escola, bom comportamento em casa e no projeto e disciplina. Cada aluno levou para casa uma rabiola para completá-la com peitoral e rabo, indispensáveis para o brinquedo subir com mais facilidade.
Texto: Ascom GMB

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Guarda Municipal coloca 350 homens nos balneários do Verão 2011‏

Pelo menos 350 homens do efetivo da Guarda Municipal de Belém vão desembarcar nas praias de Mosqueiro, Icoaraci, Outeiro e Cotijuba neste verão. A chamada Operação Verão 2011  começa nesta sexta-feira (1º).
O efetivo será formado por servidores do serviço operacional, manutenção, administrativo, trânsito e tático, que serão distribuídos proporcionalmente nos balneários. Mosqueiro reúne a maior oferta porque tem a maior demanda: 250 homens. O restante será dividido entre Outeiro, Icoaraci e Cotijuba. 
A recomendação maior do comando da Guarda é prevenir ocorrências típicas da época, como condutores bêbados ao volante. A ordem é garantir maior segurança aos veranistas.
A partir do dia primeiro de julho, os 350 homens já estarão a postos nos balneários. Em Mosqueiro, um quartel foi improvisado na Escola Municipal Donatila Alves, localizada na rua da Bateria. Icoaraci e Outeiro receberão, pelos menos, cada um, 15 homens, que vão se revezar por turnos. Já para Cotijuba ficou acertado seis guardas por turno. 
Nos finais de semana, dias que concentram o maior fluxo de pessoas nos balneários, o efetivo é reforçado. “Nesses dias, de acordo com a demanda local, vamos aumentar o número de guardas por turno em cada distrito, dentro do número estipulado para a Operação, que é de 350 homens”, explicou o inspetor Serrão, chefe da assessoria técnica da GMB. Uma atenção especial será dada aos grandes eventos programados como, por exemplo,  as corridas de Verão.
Outra preocupação da GMB é com a presença dos trios elétricos, sobretudo em Mosqueiro. A guarnição está preparada para evitar que os brincantes desses trios, autorizados pela Prefeitura de Belém, excedam na diversão. Qualquer tentativa de arrastão será rigorosamente combatida.
Uma das novidades deste ano, que vai assegurar mais segurança e tranquilidade aos banhistas, é a utilização de três cães farejadores da Guarda Municipal de Belém. Pontos estratégicos já foram definidos pelo Comando da Guarda e Grupamento de Ações Táticas com Cães (Atac), para posicionamento do reforço operacional nas orlas de Belém. Além disso, seis cães de guarda e proteção também serão utilizados durante a operação. O efetivo conta ainda com o apoio de 18 motocicletas e 12 viaturas.