terça-feira, 19 de julho de 2011

Cães farejadores da Guarda caçam traficantes com a Polícia Civil‏


Dois cães farejadores da Guarda Municipal de Belém, sob a tutela do Grupamento de Ações Táticas com Cães (Atac), participaram no último sábado (16), da operação Farol Atlântico, realizada pela Polícia Civil do Pará. Esta é a segunda de uma série de outras parcerias previstas.
A operação foi em cumprimento a treze mandados de busca e apreensão de drogas e roubo em Salinópolis, no nordeste do Estado, resultado de 45 dias de investigação da ação de quadrilhas que atuam nesse tipo de tráfico.
Os cães farejadores participaram da operação à pedido da Delegacia Geral da Polícia Civil do Pará junto ao comando da Guarda Municipal de Belém, sob a responsabilidade da advogada Ellen Margareth.
Essa foi a segunda participação dos cães farejadores em ação de grande impacto junto a Polícia Civil. A primeira se deu no início de julho no bairro da Terra Firme. A Guarda Municipal conta atualmente com 16 cães de guarda e proteção, sendo 3 de faro, que, à propósito estão trabalhando, pela primeira vez, na Operação Verão 2011.
Texto: Ascom GMB

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Mulher é levada a Seccional após tentativa de agressão em UMS‏


Uma mulher identificada no Boletim de Ocorrência como Núbia Ribeiro da Silva foi denunciada na Seccional da Marambaia acusada de tentativa de agressão, racismo e desacato a quatro funcionários da Unidade Municipal de Saúde (UMS) daquele bairro. O caso aconteceu no final da manhã desta segunda-feira (18).
De acordo com GD J. Pinheiro, da Guarda Municipal de Belém, a mulher não chegou a ser presa. “Ela foi simplesmente orientada a comparecer àquela unidade policial porque pelo menos quatro ocorrências policiais seriam feitas contra ela, como, de fato, aconteceram”, esclareceu o guarda, lembrando que ele próprio, um vigilante, o diretor da UMS e uma enfermeira prestaram queixa contra a acusada.
O alvoroço começou ainda de madrugada, quando a mulher, acompanhada de um filho, não conseguiu o atendimento esperado, que seria com um médico dermatologista, especialidade que a casa não dispõe. O filho da acusada está acometido de uma espécie de micose nas pernas.
J. Pinheiro disse que o diretor da UMS ainda chegou a oferecer consulta com um clínico geral, oferta inicialmente recusada. Mesmo sem apresentar sintomas que caracterizassem um caso de urgência ou emergência, o diretor dispôs à Núbia e ao seu filho o serviço de ambulância. Ambos foram conduzidos ao Hospital Abelardo Santos, em Icoaraci. Lá também não havia médico da especialidade pretendida.
De volta a UMS da Marambaia, Núbia chamou a imprensa e, com a chegada dos profissionais de uma emissora, alterou-se, querendo invadir salas, ameaçando quebrar móveis e xingando com palavras de baixo calão os funcionários. Só não consumou as ameaças porque foi contida pelos homens da Guarda Municipal. O caso será investigado pelo delegado Armando Mourão, autoridade que recebeu as denúncias.
Texto: Josué Costa - Ascom GMB

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Guarda garante desobstrução da avenida Perimetral‏


Uma ação conjunta entre Guarda Municipal de Belém (GMB) e Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel), na manhã desta quarta-feira(13), fez uma varredura completa no corredor da avenida Tancredo Neves,conhecida como Perimetral, nos bairros do Marco e Terra Firme.
Pelo menos seis sucatas foram retiradas das margens daquela via. 

A ação foi precedida de notificação aos proprietários das sucatas abandonadas havia meses naquele local,que acabava servindo como espaço de venda de peças usadas,dificultando a fluidez do trânsito e o deslocamento dos pedestres.

Pelo menos 18 homens do Grupamento de Ações Táticas com Cães (Atac), da GMB, sob o comando do inspetor Ronildo Feio, garantiram a tranquilidade da operação. Não houve resistência ao trabalho, apenas o trânsito naquela via ficou mais lento devido a ação dos guinchos durante a operação.
Texto: Ascom GMB
Edição: Comus

terça-feira, 12 de julho de 2011

Final de semana sem registro de incidentes graves em balneários‏

Avaliação preliminar da Guarda Municipal de Belém (GMB) aponta para um clima de tranquilidade nos dois primeiros finais de semana nos balneários de Mosqueiro, Outeiro e Cotijuba, onde 350 homens da corporação executam as ações de segurança pública da chamada Operação Verão 2011.

Os incidentes registrados nesses balneários foram, de acordo com avaliação da advogada Ellen Margareth, contornados sem que fosse preciso o uso de força especial. Vários órgãos municipais, no entanto, sentam à mesma mesa nesta quarta-feira (13), em Mosqueiro, para uma análise conjunta mais ampla. 

Os homens da GMB estão divididos em Mosqueiro, Outeiro, Cotijuba e trapiche de Icoaraci. Por conta da demanda, a Bucólica reúne quase 70% desse efetivo. Para os próximos finais de semana, os comandos da Operação Verão 2011 esperam trabalho redobrado, pois a previsão é de que o número de veranistas seja muito maior. 

Em Mosqueiro, o planejamento foi rigorosamente cumprido. É o que garante o inspetor Serrão, coordenador das ações naquele balneário. O efetivo foi postado em 13 pontos estratégicos. Os trabalhos começavam no Pórtico e se estendiam por toda a Ilha. Homens da Inspetoria de Trânsito fizeram intervenções cujos resultados foram considerados positivos. Não houve registros de acidentes graves. 

Serrão lembrou ainda que seus comandados deram ainda total apoio às ações efetivadas pelo Juizado da Infância e Adolescência, às polícias Civil e Militar e aos órgãos da própria esfera municipal. Para 2011, a  GMB disponibilizou kits de primeiros-socorros em todas as suas viaturas. O embarque de retorno, um dos eventos mais críticos, também mereceu elogios. Um bom número de coletivos foi mantido até as 23 horas, o que evitou grande e demoradas filas nas paradas. 

Já em Icoaraci, Outeiro e Cotijuba, as ações ficaram sob a coordenação dos inspetores Paulo Sérgio e Ronildo. Uma das ocorrências teve como protagonista um policial militar, que, à paisana, teria sacado uma arma e atirado para cima dentro de um barco. O caso foi parar na Seccional Urbana. Pequenas agressões também foram registradas e contidas pela Guarda Municipal. Dois homens e um adolescente, acusados de furto qualificado, foram detidos e também conduzidos à Seccional. No domingo, em Cotijuba, um homem foi preso após desferir golpe de garrafa num policial militar. 

Em Outeiro, que chegou a reunir 60 mil veranistas, a Guarda evitou o linchamento de um homem acusado de estupro. Também em Outeiro, a GMB deu apoio às secretarias municipais e agência distrital. No trapiche que dá embarque à Ilha de Cotijuba, a Guarda também se fez presente, garantindo a ordem no local.

Texto: Ascom GMB