quinta-feira, 30 de junho de 2011

Serviço de Capelania ganha cinco guardas municipais‏


A União dos Guardas Evangélicos Municipais do Pará (Ugempa), agora conta com 10 guardas membros com credencial de Capelania. A Ordem dos Capelães Evangélicos do Brasil, em parceria com a Sociedade Bíblica do Brasil, ofertou em junho deste ano à Ugempa, um curso intensivo de capelão com 20 horas/aula.
Os 10 guardas membros da UGEMPA concluíram o curso com total aproveitamento e receberam, além dos certificados e botons da OCEB, credencial de Capelania para atuação em hospitais, presídios e escolas, além de conhecimentos específicos sobre a conduta ética do capelão e orientações sobre atuação em diversas áreas da sociedade, com o objetivo de pregar a palavra de Deus e outras mensagens de otimismo.
Os novos capelães receberam apoio e patrocínio da AGEMBE, Associação dos Guardas Municipais de Belém, para realização do curso. Agora, o próximo passo é aguardar as carteiras que foram mandadas para Brasília para serem assinadas pela presidência da OCEB.
A expectativa da GD Lia Sílvia, presidente da Ugempa, é de que até o final de julho as carteiras já estejam em mãos para que os guardas capelães possam iniciar os trabalhos, tanto nos hospitais, como nas escolas, como também se credenciar junto a Susipe para obter permissão de entrada no sistema carcerário, em Belém.
Lia Sílvia deixou claro que objetivo dos novos capelães não é pleitear concursos nas Forças Armadas, que requer bacharelado em Teologia, como uma das prerrogativas para participar dos certames, mas, sim, de levar a palavra de Deus nos hospitais, presídios e escolas.
Ascom GMB

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Anjos da Guarda promove I Campeonato de Rabiolas‏

Os alunos do projeto “Anjos da Guarda” participam do I Campeonato de Rabiolas, que acontece nesta quinta-feira (30), a partir das 8h30 da manhã, no campo de futebol da sede da Guarda Municipal de Belém (GMB). Ao todo, a competição envolve 60 crianças e adolescentes, entre meninos e meninas, da faixa etária de 07 a 14 anos.
O objetivo da coordenação do projeto é tornar essa brincadeira lúdica um momento prazeroso, mas com segurança. “O intuito é resgatar essa prática supervisionada por adultos e conscientizar as crianças sobre os riscos da brincadeira, caso não procurem um local apropriado, seguro e longe das redes de instalações elétricas”, explicou o coordenador do projeto, inspetor Hernandes Neves.
Foram confeccionadas duas placas para o campeonato. Uma vai ser entregue para o campeão e a outra para o “pirangueiro”, gíria direcionada para os que empinam rabiolas nas ruas, mas têm pena de perdê-las quando outras se aproximam para cortá-las no ar. As placas foram patrocinadas pela Associação dos Guardas Municipais de Belém (Agembe), que a partir de agora é o mais novo parceiro do projeto.
As rabiolas foram adquiridas pela coordenação do projeto e entregues para os 60 alunos escolhidos para participar do campeonato pelo critério de boas notas na escola, bom comportamento em casa e no projeto e disciplina. Cada aluno levou para casa uma rabiola para completá-la com peitoral e rabo, indispensáveis para o brinquedo subir com mais facilidade.
Texto: Ascom GMB

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Guarda Municipal coloca 350 homens nos balneários do Verão 2011‏

Pelo menos 350 homens do efetivo da Guarda Municipal de Belém vão desembarcar nas praias de Mosqueiro, Icoaraci, Outeiro e Cotijuba neste verão. A chamada Operação Verão 2011  começa nesta sexta-feira (1º).
O efetivo será formado por servidores do serviço operacional, manutenção, administrativo, trânsito e tático, que serão distribuídos proporcionalmente nos balneários. Mosqueiro reúne a maior oferta porque tem a maior demanda: 250 homens. O restante será dividido entre Outeiro, Icoaraci e Cotijuba. 
A recomendação maior do comando da Guarda é prevenir ocorrências típicas da época, como condutores bêbados ao volante. A ordem é garantir maior segurança aos veranistas.
A partir do dia primeiro de julho, os 350 homens já estarão a postos nos balneários. Em Mosqueiro, um quartel foi improvisado na Escola Municipal Donatila Alves, localizada na rua da Bateria. Icoaraci e Outeiro receberão, pelos menos, cada um, 15 homens, que vão se revezar por turnos. Já para Cotijuba ficou acertado seis guardas por turno. 
Nos finais de semana, dias que concentram o maior fluxo de pessoas nos balneários, o efetivo é reforçado. “Nesses dias, de acordo com a demanda local, vamos aumentar o número de guardas por turno em cada distrito, dentro do número estipulado para a Operação, que é de 350 homens”, explicou o inspetor Serrão, chefe da assessoria técnica da GMB. Uma atenção especial será dada aos grandes eventos programados como, por exemplo,  as corridas de Verão.
Outra preocupação da GMB é com a presença dos trios elétricos, sobretudo em Mosqueiro. A guarnição está preparada para evitar que os brincantes desses trios, autorizados pela Prefeitura de Belém, excedam na diversão. Qualquer tentativa de arrastão será rigorosamente combatida.
Uma das novidades deste ano, que vai assegurar mais segurança e tranquilidade aos banhistas, é a utilização de três cães farejadores da Guarda Municipal de Belém. Pontos estratégicos já foram definidos pelo Comando da Guarda e Grupamento de Ações Táticas com Cães (Atac), para posicionamento do reforço operacional nas orlas de Belém. Além disso, seis cães de guarda e proteção também serão utilizados durante a operação. O efetivo conta ainda com o apoio de 18 motocicletas e 12 viaturas.